A Diretiva 94/62/CE é uma lei que vigora na Europa, ela reduz a quantidade usada de embalagens que reflete os melhores níveis de segurança, proteção, higiene e aceitação necessários para o produto acondicionado e para que chegue em condições favoráveis ao consumidor. ainda que num sistema de embalagem devem agir integradas as embalagens primária, secundária e de distribuição, para que o conjunto desempenhe, de forma otimizada, sua função, ou seja, reduzir seu peso da embalagem primária, por vezes necessitará reforçar a embalagem de distribuição, de modo que o lugar de equilíbrio do uso racional dos recursos do meio ambiente é ultrapassado.
Quanto maior a capacidade da embalagem, menor será o consumo de materiais e seu impacto ambiental pela função por ela exercida (grandes volumes são favoráveis). Entretanto, deve-se combinar com o potencial de aproveitamento do produto pelo consumidor; se o produto se perder após abertura da embalagem por não ter sido consumido dentro do prazo de validade, o prejuízo em relação ao meio ambiente será maior pois o resíduo gerado é maior e seu custo ambiental também será.
Por isso, surgiu o conceito do ecodesign que em todo o processo que contempla os aspectos ambientais em todos os estágios de desenvolvimento de um produto, colaborando para reduzir o impacto ambiental durante seu ciclo de vida. Isto significa reduzir a geração de lixo e economizar custos de disposição final. Sua definição proposta por Joseph Fiksel diz que o projeto para o meio ambiente é a consideração sistemática do desempenho do projeto, com respeito aos objetivos ambientais, de saúde e segurança, ao longo de todo ciclo de vida de um produto ou processo, tornando-os ecoeficientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário