domingo, 17 de junho de 2012

2º Bimestre


No século XXI houve uma grande conscientização da grande parte da população sobre o tema sustentabilidade, teve um aumento de tecnologias sustentáveis, planos estabelecidos entre países de reconstrução de áreas desmatadas, e também sobre reciclagem. Quando começa a se pensar em reciclagem, há um amplo meio em que podemos transformar materiais utilizados. Eles podem ser dividos em duas categorias: A primeira são matérias que não podem ser reciclados, como exemplo: fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados. Tem também os metais não recicláveis: clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível e pilhas. Plásticos: cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, teclados de computador, acrílicos. Vidros: espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos.
A segunda categoria são os de matérias que podem ser reciclados. Grandes empresas como Coca-Cola, HP, Philips entre milhares de outras, já se conscientizaram, e fazem a coleta de seus produtos para reciclagem. No caso da Coca-Cola ela pede para seus consumidores devolverem suas garrafas de plástico PET para suas fabricas em troca de uma remuneração, ou ela vende garrafas de vidro que podem ser enchidas quantas vezes o consumidor quiser, pois o cliente só precisa achar um lugar aonde se faça essa complementação do seu produto.
 



Quais os materiais que são recicláveis?

Papel: aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, rascunhos escritos, envelopes, fotocópias, folhetos, impressos em geral. Para haver a recicçagem é necessário que os os papéis estejam secos, limpos e não amassados.
Plástico: tampas, potes de alimentos (margarina), frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza. Para que possa haver a separação deve-se deixar os objetos limpos, para que animais não transmitam doenças;



Metais: latas de alumínio (ex. latas de bebidas), latas de aço (ex. latas de óleo, sardinha, molho de tomate), tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros. Para que possa haver a reciclagem os materiais devem estar limpos e o menos amassado possível.




Vidro: tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos, embalagens. Devem estar limpos e sem resíduos. Podem estar inteiros ou quebrados. Se quebrados devem ser embalados em papel grosso (jornal ou craft).




Porem mesmo os países estando cada vez mais preocupados com o destino final de seus produtos, e tendo uma política mais ampla de reciclagem, ainda assim não há um nível alto de reciclagem se comparada ao mundo todo.

Cada material possui um preço por coleta.

PLASTICOS


Plásticos são artefatos fabricados a partir de resinas (polímeros), geralmente sintéticas e derivadas do petróleo.

Quando o lixo é depositado em lixões, os problemas principais relacionados ao material plástico provêm da queima indevida e se controle. Quando a disposição é feita em aterros, os plásticos dificultam sua compactação e prejudicam a decomposição dos materiais biologicamente degradáveis, pois criam camadas impermeáveis que afetam as trocas de líquidos e gases gerados no processo de biodegradação da matéria orgânica.

Reciclagem primária ou pré-consumo:

    É a conversão de resíduos plásticos por tecnologia convencionais de processamento em produtos com caraterísticas de desempenho equivalentes às daqueles produtos fabricados a partir de resinas virgens. A reciclagem pré-consumo é feita com os materiais termoplásticos provenientes de resíduos industriais, os quais são limpos e de fácil identificação, não contaminados por partículas ou substâncias estranhas.

Reciclagem secundária ou pós-consumo:

    É a conversão de resíduos plásticos de lixo por um processo ou por uma combinação de operações. Os materiais que se inserem nesta classe provêm de lixões, sistemas de coleta seletiva, sucatas, etc. são constituídos pelos mais diferentes tipos de material e resina, o que exige uma boa separação, para poderem ser aproveitados.

Reciclagem terciária:

É a conversão de resíduos plásticos em produtos químicos e combustíveis, por processos termoquímicos (pirólise, conversão catálica). Por esses processos, os materiais plásticos são convertidos em matérias-primas que podem originar novamente as resinas virgens ou outras substâncias interessantes para a indústria, como gases e óleos combustíveis.



METAIS



Os metais são materiais de elevada durabilidade, resistência mecânica e facilidade de conformação, sendo muito utilizados em equipamentos, estruturas e embalagens em geral.
A grande vantagem da reciclagem de metais é evitar as despesas da fase de redução do minério a metal. Essa fase envolve um alto consumo de energia, e requer transporte de grandes volumes de minério e instalações caras, destinadas à produção em grande escala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário